terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projecto de actividades para o biénio 2013-2015 apresentado pela Direcção eleita em 5.Out.2013


- História do Ensino Liceal na Lourinhã.

- História da AMAL/Banda da Lourinhã.

- Salvaguarda e divulgação, roteiro da Pintura Antiga na Lourinhã.

- Organização do arquivo Paroquial da Lourinhã.

- Estabelecimento de parcerias com outras associações de âmbito municipar e regional.

- Continuação da divulgação de trabalhos no Jornal Alvorada – Página da Cultura.

- Presidentes de Câmara Municipal da Lourinhã – levantamento e síntese biográfica.

- Divulgação da Associação no concelho e na região.

- NABUC – Núcleo dos Amigos dos Buracos das Cesaredas – trabalho a apoiar.

- Divulgação da Associação e das Atividades – plataforma digital, assim como dos recursos disponíveis.

- Organização de trabalho em rede – cada associado ou grupo de associados será responsável por um projeto, o papel da direção é estabelecer a rede de apoios para a sua exequibilidade.

- Continuação do trabalho com os técnicos da CML – Rota do Sagrado.

- Percursos de Património no concelho da Lourinhã.

- Património Imaterial na Lourinhã – levantamento de lendas, tradições, projeto em parceria com Escolas, Museu, GEAL.

- Trabalho em rede com as Autarquias e Leader Oeste com vista à publicação e divulgação dos trabalhos.

- Estabelecimento de parceria com o Instituto Alexandre Herculano da FLUL, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Centro de Estudos de História Religiosa da UC (outras instituições científicas relevantes para o trabalho científico), comissão de Arte Sacra e Arquivo do Patriarcado de Lisboa.

- Trabalho científico em parceria com os Agrupamentos de Escolas

- Estudo e levantamento com recurso aos meios adequados das muralhas do castelo da Lourinhã.

- História da Terra – História Natural, nada que entre em colisão com a Espeleologia que está a cargo de cientistas competentes da Lourinhã.

- Implementação de conselho científico, apoio a estudos com vista à elaboração de teses e estudos científicos.

- MONOGRAFIA DA LOURINHÃ


Relatório apresentado pela Direcção na AG de 5.Out.2013


Associação fundada em 1993 para a defesa da cultura, história local e património da Lourinhã.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Publicações dos livros em parceria com a Escola e.B. 2,3 Dr. João das Regras:

1. Património Religioso Edificado no concelho da Lourinhã

2. Património Religioso Edificado no concelho da Lourinhã – cruzes, cruzeiros, passos da misericórdia, capelas particulares e nichos.

- Preservação da biblioteca da D. Bebé, doada ao município até à sua incorporação na BML.

- Contributo para o PDM – classificação da aldeia de Pena Seca e centro histórico do Moledo.

- Trabalho em parceria com Clubes do Património:

1. Escola 2,3 Dr. João das Regras

2. Escola 2,3 de Ribamar.

- Colaboração com a UEL (Centro de Formação da União de Escolas da Lourinhã)

1. Ações de Formação: “ Conhecer as raizes nas pegadas do tempo”

- Participação no I e V Seminário de Património da Região Oeste com apresentação de comunicações:

1. Igreja Matriz da Lourinhã e Convento de Santo António da Lourinhã, publicação em atas

2. Pintura Antiga na Lourinhã – atas não publicadas.

- Classificação de património de interesse concelhio, trabalho desenvolvido em parceria com a bancada da AM do PPD/PSD em 2008, aprovado por unanimidade em 2008.

- Colaboração na rota do Sagrado da responsabilidade da Oeste CIM – serviços técnicos da CML – Igreja de Santo António, Igreja Matriz da Lourinhã, Santuário da Misericórdia e Igreja Matriz do Moledo.

- Página da cultura do Jornal Alvorada – publicação mensal duma página dedicada à cultura, história local e património.

- Promoção de visitas ao Património local com público adulto, alunos de todos os graus de ensino.

- Rota das Igrejas em parceria com a CML.

- Reuniões informais sobre a temática: História do Ensino Liceal na Lourinhã.

- Reuniões informais para reorganização da Associação e levantamento de áreas temáticas com vista à Monografia do Concelho.

- Colaboração na organização do arquivo paroquial da Lourinhã.

- Início de pesquisa sobre a história da banda da Lourinhã/AMAL com vista a futura publicação.

- Contactos diretos e sistemáticos com o vereador da cultura, serviços e técnicos da CML, nomeadamente bibliotecário e responsável do arquivo.


Acta da Assembleia Geral de 5 de Outubro de 2013


Acta da Assembleia Geral

do

Centro de Estudos Históricos da Lourinhã

Aos cinco dias do mês de Outubro de 2013, pelas 16 horas, realizou-se a Assembleia Geral do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, com a seguinte:

Ordem de Trabalhos

  1. Apreciação e votação do Relatório e Contas apresentado pela Direcção.
  2. Apreciação e deliberação sobre a proposta de alteração dos Estatutos, no sentido de reconhecer capacidade eleitoral plena a todos os associados inscritos antes de 17 de Junho de 2013; bem como, de atribuir capacidade eleitoral activa aos participantes na Assembleia de 17 de Junho, que não fossem já associados; bem assim, de atribuir capacidade eleitoral passiva aos mesmos e a todos os interessados, maiores de dezasseis anos, que se apresentem à Assembleia Geral de 5 de Outubro de 2013; e de dispensar a exigência de subscrição prévia, por cinco associados, das listas concorrentes às eleições para os corpos sociais.
  3. Discussão e votação da proposta de regulamento eleitoral para os órgãos sociais, apresentada pela Direcção.
  4. Eleição dos titulares dos órgãos associativos para o biénio 2013-2015.

Tendo-se verificado não estarem presentes mais de metade dos associados, aguardou-se uma hora, pelo que a Assembleia teve início às 17 horas, com a presença de cinco associados anteriores a Junho do corrente ano; cinco pessoas que estiveram presentes na reunião de 17 de Junho p.p.; e dez pessoas que vieram hoje pela primeira vez à Associação.

Passando-se aos pontos da Ordem de Trabalhos, foram os mesmos abordados da seguinte maneira:

Ponto 1 - Pela Direcção cessante foi apresentado o Relatório referente à actividade da Associação nos últimos anos, o qual, posto à discussão e deliberação, foi aprovado pelos associados presentes.

Não foram apresentadas as contas, por impossibilidade de acesso à conta bancária, tendo os membros da Direcção justificado o facto, em virtude de à mesma terem acesso apenas os directores Rui Cipriano, já falecido, e Francisco Bento, que se encontra ausente. Os associados presentes consideraram justificada a omissão, cometendo à Direcção apresentar as contas na próxima Assembleia, a ter lugar em 2014.

Não foi apresentado parecer do Conselho Fiscal.

Posto à votação, o Relatório foi aprovado por unanimidade.

Ponto 2 - Foi apresentada e posta à votação a proposta da Direcção, que foi aprovada por unanimidade. Na sequência desta, a Mesa deu as boas vindas aos novos associados, que convidou a participarem nas actividades da Associação.

Ponto 3 - Apresentada e discutida a proposta de Regulamento Eleitoral trazida à AG pela Direcção, nos termos estatutários, foi a mesma aprovada por unanimidade.

Ponto 4 - Procedeu-se à eleição dos titulares dos órgãos sociais, tendo sido propostas as seguintes listas para a Direcção e Mesa da AG:

Lista A

Direcção

1- Teresa Maria Farto Faria de Sousa;

2- Isabel Maria Ullan Frade;

3- Maria Cândida Ferreira Pereira;

4- Sandra Maria Brito Barbosa;

5- José António Pereira da Silva;

Suplentes:

1- Carla Assunção Ferreira Abreu;

2- Luís Tomás Sarreira.



Mesa da Assembleia Geral:

1- Sérgio Tovar de Carvalho;

2- Maria das Neves Ribeiro de Carvalho;

3- José António da Costa Tomé.

Suplentes:

1- José Manuel Levy da Silva Soeiro;

2- Pedro Manuel Botto e Sousa Quintans.



e a seguinte lista para o Conselho Fiscal:

Lista B:

Conselho Fiscal

1- Fernando Pinto Lopes;

2- Leandro Filipe Fernandes;

3- Luís Manuel da Graça Henriques.

Suplentes:

1- João Manuel de Jesus Figueiredo;

2- Paulo Jorge da Costa Pereira Ferreira.

Apurados os votos expressos, apurou-se o seguinte resultado:

Votos válidos entrados na urna: para a Direcção e AG: dez; para o Conselho Fiscal: dez.

Votos brancos: zero.

Votos nulos: zero.

-Lista A: dez votos.

-Lista B: dez votos.

A Mesa declarou eleitas as listas A e B.

..........

De imediato os titulares eleitos tomaram posse, nos termos regulamentares, salvo José Tomé e Isabel Frade, por não estarem presentes.

Sendo 18h20 e nada mais havendo a tratar, foi a reunião encerrada.

De tudo se elaborou esta acta, que vai ser assinada pelos membros da Mesa presentes.